Organização Territorial

  • Costanera de Asunción

  • Salto del Monday – Alto Paraná

  • Rappel – Coordillera del Amambay

  • Represa hidroeléctrica Itaipú – Hernandarias

  • Laguna Salada – Chaco

O Paraguai, de acordo a sua estrutura política e administrativa, está divido em 17 departamentos, além do Distrito Capital de Assunção. Os departamentos são: Alto Paraguay, Alto Paraná, Amambay, Boquerón, Caaguazú, Caazapá, Canindeyú, Central, Concepción, Guairá, Itapúa, Cordillera, Misiones, Ñeembucú, Paraguarí, Presidente Hayes e San Pedro.

O território faz fronteira com a Argentina, Brasil e Bolívia. O Trópico de Capricórnio atravessa a cidade de Belém, localizado no departamento de Concepción, a determinando uma zona tórrida a norte e temperada a sul.

O país estende-se por uma área total de 406.752 Km2 e está dividida em duas regiões naturais distintas: a Região Oriental e a Região Ocidental, cada uma delas com características próprias.

Embora não haja mar, o território é atravessado na sua totalidade por numerosos cursos de água que conformam a importante rede hidrográfica da Bacia da Prata. O território é também sede do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta, cujos principais cursos de água do país são os rios Paraguai e Paraná.

A capital, Assunção, oferece o perfil de uma cidade cosmopolita com escala humana com avenidas largas arborizadas, com espécies floridas em todas as estações do ano. Possui uma eficiente infraestructura de hotéis, shoppings, cinemas e teatros.

Outras cidades importantes encontram-se nas fronteiras: Encarnación (sul), Ciudad del Este (este) e Pedro Juan Caballero (nordeste).