María José Argaña Mateu
Embaixadora

Informação Pessoal

María José Argaña Mateu nasceu em Assunção a 19 de maio de 1961. É filha do Cnel. José María Argaña e de María Auxiliadora Guanes de Argaña. Casada com Emilio Mateu Cuevas há 30 anos e mãe de Emilio Javier, Manuel María y Lara María.

Informação Profissional

Foi designada Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciaria da República do Paraguai ante a República Portuguesa em novembro de 2013.

É empresária, proprietária da Academia Física “Pulsaciones”.

Foi Ministra da Secretaría da Mulher da Presidência da República durante o período 2003 – 2008, onde priorizou a transversalidade do foco de género das políticas públicas, promovendo a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, a descentralização a nível departamental e local e atendimento especializado à mulheres em estado de vulnerabilidade.

Foi Directora de Relações Internacionais da Secretaría da Mulher da Presidência da República de 1999 a 2000, com o Governo da Unidad Nacional, onde representou ao Paraguai em diferentes foros internacionais.

Foi funcionária bancaria durante 17 anos, tendo sido Gerente de Agência.

Em 1980, foi estudante bolseira em Business Administration na “University of Tulane”, em Nova Orleáns – Estados Unidos da América.

Percurso Político

Iniciou a sua vida política aos 17 anos, filiando-se à Associação Nacional Republicana (ANR). Desde então, foi integrante fundadora do Movimento de Reconciliación Colorada, desde onde promoveu a participação das mulheres nos espaços políticos, representando-as como Delegada Electoral no Departamento Central pelas localidades de Ñemby, San Antonio, Villeta, Nueva Italia, Villa Elisa y Guarambaré. Foi membro da Comissão Directiva da Secção No. 4, Vice Presidenta da Comissão de Mulheres do movimento de Reconciliación Colorada desde 1992 a 1997; em seguida, Presidenta em 1998 e Coordenadora Geral de Mulheres dessa Comissão em 1999.

Foi Coordenadora Geral de Mulheres da Capital da campanha NICANOR ANR Ano 2000. Foi também membro da Comissão de Mulheres da Junta de Governo do Partido Colorado no período 2001-2005; e membro da Coordenação de Mulheres da campanha Nicanor – Castiglioni 2003.

Durante a campanha, foi porta-voz de Nicanor Duarte Frutos, na radio e nas organizações não- governamentais de mulheres, bem como no Foro Cívico organizado pelas “Mulheres pela Democracia” com o apoio da cooperação externa. É responsável pela incorporação do debate sobre igualdade de género com propostas de soluções concretas no projecto (60 × 60) e no Programa do Governo NICANOR 2003.

Foi candidata Parlamentar do MERCOSUL na Campanha da Primeira Mulher à Presidência da República do Paraguai ” Blanca Ovelar 2008″; Chefe da Campanha na Candidatura de Enrique Riera Escudero às eleições internas do Partido Colorado para a Presidência da República Período 2013 – 2018; Pré-Candidata ao Senado Nacional pelo Movimento Republicano de Dignidade Republicana nas eleições internas do Partido Colorado à Presidência da República Período 2013 – 2018; Membro da Equipa de Género do Projeto  Horacio Cartes Presidente no período 2013 -2018.

Funcionárias

Ministra Ana Isabel Rodríguez
Ministra Elizabeth Rojas Arteta
Funcionárias Administrativas
Cristina Fernandes
Sandra Cárdenas