Vínculos históricos
Os vínculos entre o Paraguai e Portugal remontam para as origens da nossa história, no livro intitulado – «O Paraguai da conquista», o historiador paraguaio Dr. Efraín Cardozo afirma que – “A história do Paraguai começa com Aleixo Garcia, português nascido no Alentejo, que embarcou na expedição liderada pelo espanhol João Díaz de Solís” (a expedição tinha como objectivo encontrar uma passagem para o Oceano Pacífico ao Sul a partir da América do Sul) que em 1524 descobriu o Paraguai por via terrestre.
Um outro vestígio da presença e legado português no Paraguai, é o altar da Igreja de San Buenaventura (na localidade de Yaguarón), cuja obra, é atribuída ao construtor português João de Souza Cavada, igreja que foi construída no período entre 1640 – 1775.
Relações políticas e diplomáticas
- Em 1846, por intermédio da declaração de sua majestade a Rainha Maria II, Portugal reconhece a Independencia do Paraguai como um Estado livre e soberano. Um facto histórico que edifica as relações políticas entre os nossos países, é o reconhecimento por parte de Portugal da independência do Paraguai como uma nação livre e soberana;
- Em fevereiro de 1846, é nomeado Encarregado de Negócios e Cônsul Geral de Portugal não residente no Paraguai, o Conselheiro Leonardo de Sousa Leite e Azevedo, Barão de Sousa, com residência em Buenos Aires até finais de 1854, como representante da Legação e Consulado Geral no Estados do Rio da Prata;
- Entre 1865 e 1918, numerosos documentos e cartas atestam a relação entre os dois países, entre os quais destacamos a troca de cartas dos Presidentes do Paraguai dirigidas aos reis portugueses durante esse período;
- Em novembro de 1878 assinam – se em Assunção o Tratado de Amizade-Comércio e Navegação bem como a Convenção Consular entre ambos os países. Intensificando assim as relações bilaterais entre o Paraguai e Portugal.
O relacionamento entre os dois países aumentou com a celebração de vários acordos nos domínios do Comércio, Turismo, Segurança-Defesa e Educação. Importa ressaltar, o apoio mútuo que tem existido entre Paraguai e Portugal a nível político nos organismos e fóruns internacionais.
Sobre a Embaixada
Em maio de 1997, instala-se a Embaixada do Paraguai em Lisboa, como Representação oficial do país perante a República Portuguesa, dando início assim a uma nova fase nas relações entre a República do Paraguai e Portugal.
Foram designados também Cônsules honorários em Lisboa e Porto.
Ao longo destes anos, a Embaixada do Paraguai desenvolveu suas actividades principalmente nas áreas da cooperação, economia, cultura e turismo.
A Embaixada conta com uma Secção Consular, que tem vindo a trabalhar activamente na emissão de documentos e apoio aos cidadãos paraguaios residentes em Portugal, bem como na prestação de serviços de reconhecimento de documentos comerciais.