O Paraguai é o país do ñandutí e da flor de côco, da flor de laranjeira e da erva-mate, e tem como base da sua história a fusão de duas culturas e tradições: a europeia e a guaraní do sul. Uma característica dessa fusão cultural é o bilinguismo que perdura até hoje, já que mais de 80% dos paraguaios falam espanhol e guarani, e muitos implementaram Jopara, que é uma mistura das duas línguas.
Na música, na literatura e no cotidiano, o idioma guaraní está presente como elemento básico da cultura paraguaia. Além das manifestações literárias, a cultura guarani também deixou marcas noutras expressões artísticas como o teatro, a música, a pintura e a escultura de grandes artistas nacionais e internacionais, que podem ser vivenciadas pelos turistas em museus, auditórios e galerias de arte.
Muitas das tradições paraguaias remontam-se à presença de missionários jesuítas e franciscanos, nos séculos XVII e XVIII, que deixaram esplêndidas construções arquitetônicas e esculturas que fazem parte do barroco hispano-guarani.
A formação crioula do povo paraguaio, na qual convergem por igual as influências indígenas e espanhola, faz do Paraguai um país de costumes peculiares, como o gosto pela erva-mate e o profundo conhecimento da medicina natural.
Gastronomia
A gastronomia nacional do Paraguai é baseada em produtos agrícolas e carnes. Os ingredientes principais são: milho, mandioca e amendoim. Os produtos mais conhecidos são: o chipá, a sopa paraguaia, o chipá candói, o mbejú, o chipá guasú, e o kaburé. A carne bovina é um componente presente no so’ó mbichy, chastaca, chipá so’o, soyo, bife pupú, locro e outros pratos. A cozinha internacional tem um lugar de destaque na oferta gastronómica com pratos requintados e deliciosas sobremesas, sem esquecer a diversidade de frutas existentes a maior parte do ano.
A comida paraguaia teve sua origem pré-colombiana com a raça guarani e a herança espanhola na colonização.
A comida típica paraguaia é o o resultado da combinação das técnicas culinárias hispanas e da utilização de produtos nativos e outros introduzidos pelos espanhóis tais como as verduras, o arroz, a carne bovina, etc.
O produto básico da culinária paraguaia é o milho que é moído, cozido ou fermentado e é utilizado na elaboração de diferentes pratos ou alimentos.
O prato mais emblemático da cozinha do Paraguai é a “sopa paraguaia”, que resulta da mistura e fervura de farinha de milho com ovos, queijo, cebola picada e leite coalhada e posteriormente levado ao forno.
A gastronomia do Paraguai tem elementos comuns em toda a América, como o uso do milho, da mandioca, do amendoim e dos legumes, mas também a herança de recursos naturais e da cultura dos Guaranis e amálgama com cultura europeia dá-nos uma gastronomia diferente do resto da América e do MERCOSUL.
As comidas mais tradicionais, como chipa ou pão paraguaio, sopa paraguaia e uma variedade de sobremesas, encantam quem gosta de provar os nossos pratos.
Música
Son típicas las polcas y las guaranias. Las primeras son de ritmo animado, en tanto las últimas son lentas y románticas. Reconocido internacionalmente por su tradición musical, el Paraguay es cuna de grandes compositores e intérpretes. Son nombres emblemáticos Agustín Barrios (Mangoré) y José Asunción Flores.
Artesanato
O artesanato paraguaio tem duas vertentes diferentes: a indígena e a adquirida dos colonizadores. No primeiro caso destaca-se o uso de elementos da natureza para a produção artesanal com penas e peles, o uso de raíces, folhas e juncos para produzir tecidos, madeira e barro.
O artesanato paraguaio nutre-se fundamentalmente dos elementos introduzidos pela conquista mediante o uso de fibras, metais, madeira e maquinarias. Os fios de algodão e a lã, os tecidos, o tratamento de peles, esculpir a piedra e a madeira, a ourivesaria, o trabalho com cerámica são linhas de produção que se traduzem em prendas de vestir, ñandutí, ao poí, ponchos, camas de rede, toalhas de mesa, filigrana em ouro e prata, fabrico de instrumentos musicais, entre outros.
Fonte: SENATUR
Links de Interesse:
Museos de Asunción | Museos del Interior | Portal Guaraní