Embaixadora María José Argaña apresenta cartas credenciais ao Presidente de Portugal

Na quarta-feira 24 janeiro de 2018, a Embaixadora do Paraguai, María José Argaña Mateu, apresentou suas cartas credenciais ao Presidente de Portugal, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, começando assim suas funções como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República do Paraguai na República Portuguesa.

A cerimónia iniciou-se em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, onde a Embaixadora, acompanhada, por seu marido Sr. Emilio Mateu e pela Ministra da Embaixada Ana Isabel Rodríguez, foi recebida por uma escolta da cavalaria da Guarda Nacional Republicana que a acompanhou até o Palácio de Belém,  sede oficial do Presidente da República Portuguesa, onde  a chegada, realizou a saudação da bandeira, seguido dos hinos do Paraguai e Portugal.

De seguida, realizou-se a cerimónia protocolar na qual a Embaixadora apresentou suas credenciais ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou o protagonismo e a presença ativa das mulheres no corpo diplomático.

A continuação, o Presidente e a Embaixadora tiveram uma reunião, onde o mandatário português enfatizou o bom momento das relações entre Portugal e Paraguai, destacando o interesse em aumentar o fluxo do comércio bilateral e de fortalecer os laços a nível cultural, aproveitando a oportunidade para estender um caloroso cumprimento ao Presidente Horacio Cartes e ao povo paraguaio.

A Embaixadora Argaña apresentou os cumprimentos do Governo paraguaio e expressou o compromisso de trabalhar conjuntamente, a fim de fortalecer ainda mais as relações entre ambos os países.

No final da reunião, o Presidente Rebelo apresentou seus membros da Casa Civil e Militar, o Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores e a Chefe do Protocolo, assim como a Embaixadora apresentou aos seus acompanhantes.

Com este ato solene, a Embaixadora María José Argaña inicia oficialmente as suas funções perante a República Portuguesa, tornando-se a primeira mulher paraguaia Embaixadora no país lusitano.