Dia do Paraguai na Universidade Nova de Lisboa

Na quarta-feira 3 de abril, realizou-se o evento cultural “Dia do Paraguai”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o evento contou com painéis sobre a história, literatura e linguística, com a participação de académicos e investigadores nacionais e internacionais. O evento foi organizado pela Embaixada do Paraguai em Portugal e pelo Centro de Humanidades CHAM da Universidade Nova.

Na sessão de abertura, o director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dr. Francisco Caramelo, o Director do Centro de Humanidades (CHAM), Dr. João Paulo Oliveira e Costa, e a Embaixadora María José Argaña expressaram palavras de agradecimento e destacaram a importância de promover iniciativas académicas que aprofundem o conhecimento sobre o Paraguai por meio da cultura.

A reunião contou com a presença de embaixadores e representantes do corpo diplomático acreditado em Portugal, académicos de Itália, Espanha, Portugal e Paraguai, alunos da licenciatura, mestrado e doutoramento da faculdade e paraguaios residentes em Portugal.

Ao longo do evento, desenvolveram-se painéis sobre:

“O Guarani e o portoñol: questões linguísticas”, com a Professora Tilda Noemí Gil (Uni Nacional de Assunção, Paraguai) e a Prof. Paula Paiva Limão (Uni Perugia, Itália.).

“Pensamento e Arte”, onde foram analisadas as obras de Olga Blinder, Tício Escobar e Augusto Roa Bastos, pelas professoras Teresa Lousa (Universidade Nova de Lisboa – UNL), Giulia Lamoni (UNL) e Isabel Araújo Branco (UNL) , respectivamente.

“Repensar a História” onde foram abordados, por um lado, a guerra da Tríplice Aliança pela Prof. Roberta Stumpf (UNL) e, por outro lado, a questão indígena e fronteiras na era moderna, por Benita Herreros (Uni. De Cantabria , Espanha).

O encontro finalizou com a leitura encenada de histórias e poemas de autores paraguaios, pelos alunos da licenciatura e mestrado. Bem como leitura dramatizada e momento musical por uma estudante de doutoramento.

Este evento realizou-se antecipando a comemoração 208o aniversário da Independência do Paraguai.