Concerto conmemorativo do 208º aniversário da Independência Nacional
No dia 14 de maio de 2019, a Embaixada do Paraguai em Portugal comemorou o 208º aniversário da Independência Nacional, com um concerto com o músico e compositor Ismael Ledesma, diante de um auditório de convidados que compareceram ao Centro Cultural de Cascais para celebrar esta data tão importante para a nação paraguaia.
O evento contou com a participação de autoridades portuguesas, embaixadores e membros do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, directivos e representantes de instituições públicas e privadas e compatriotas.
A cerimónia começou com os hinos do Paraguai e Portugal. Seguidamente, a Embaixadora María José Argaña Mateu, dirigiu palavras de agradecimento a todos pela presença, enquanto realçou a coragem de um grupo de patriotas e de todo um povo unido, que conseguiu o Paraguai obtivesse a sua desejada independência há 208 anos, entre os dias 14 e 15 de maio de 1811.
Salientou sobre o compromisso que temos hoje como cidadãos de continuar a trabalhar em prol de um sistema democrático cada vez mais consolidado e de gerar um crescimento económico inclusivo, com igualdade de oportunidades para todos os paraguaios e paraguaios.
Referiu também o foco da política de relações exteriores do Paraguai, a partir de agosto de 2018, com a posse do presidente Mario Abdo Benítez, salientando que o Paraguai desempenha um papel dinâmico a nível internacional e que o futuro está no nosso posicionamento no mundo. Nesse sentido, destacou a excelente relação entre o Paraguai e Portugal e o trabalho realizado pela Embaixada para fortalecer ainda mais os laços económicos, culturais, de cooperação e turismo.
A esse respeito, mencionou alguns resultados num ano de gestão em diversas áreas, como: a visita ao Paraguai do Secretário de Estado de Internacionalização de Portugal; a assinatura entre Paraguai e Portugal de um Plano de Ação para a cooperação no âmbito da formação turística, a constituição de uma Câmara de Comércio Paraguai – Portugal, o evento académico na Universidade Nova de Lisboa denominado “Dia do Paraguai” , referiu ainda a próxima participação de uma delegação de empresários portugueses na EXPO 2019, entre outras iniciativas a desenvolver.
De seguida, o compatriota Ismael Ledesma encantou o público com uma selecção de músicas de sua autoria e de outros compositores nacionais, ao som da harpa paraguaia. Durante sua performance surpreendeu os presentes, ao cantar a polca Lucerito Alba e a conhecida guarania Recuerdos de Ypacarai, fechando com o tradicional Pájaro Campana, recebendo aplausos do auditório.
O encontro finalizou com um cocktail.