Apresentação de oportunidades de negocios no Paraguai em Oleiros

Nos dias 2 e 3 de junho de 2019, a Embaixadora do Paraguai em Portugal, María José Argaña Mateu, participou na visita dos Embaixadores de América Latina ao Município de Oleiros, na Região da Beira Interior, norte de Portugal, com o objectivo de apresentar as oportunidades de investimentos no Paraguai, contactar com empresários dessa região e difundir o potencial comercial do nosso país em Portugal.

A visita foi feita a convite da Câmara Municipal de Oleiros e sob a coordenação do Instituto para o Desenvolvimento da América Latina – IPDAL, e contemplou um amplo programa de atividades em que participaram também os embaixadores do Chile, Cuba, Paraguai e Uruguai, e representantes das embaixadas da Argentina e do Peru.

Durante os dois dias, os embaixadores e representantes da América Latina tiveram a oportunidade de visitar a cidade, uma fábrica de pirotecnia, uma adega produtora de vinhos e empresas dedicadas ao artesanato (filigrana e tecidos), também tiveram uma audiência com a Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Marques Jorge e um encontro com os bombeiros voluntários, além de terem participado num Fórum Empresarial.

No Fórum Empresarial, os Embaixadores apresentaram as oportunidades de comércio e investimento nos seus respectivos países, num encontro dinâmico com empresários portugueses.

Nesse sentido, a Embaixadora Argaña fez uma apresentação do país destacando os principais indicadores económicos do Paraguai tais como o crescimento positivo do PIB, a evolução do Investimento Estrangeiro Direto (IED), o regime simplificado de tributação, os incentivos ao investimento, o regime de trabalho, entre outros. Enfatizou também sobre os setores mais dinâmicos da economia paraguaia, o mercado ampliado através da rede de acordos comerciais bilaterais e também como membro do MERCOSUL. Ressaltou que o Paraguai teve o maior crescimento económico da América Latina, em 2017 e 2018, posicionando-se como um dos mercados com melhor clima de investimento da região. Indicou também que o pais destaca-se na exportação de produtos como erva-mate, carne, soja, entre outros.