Paraguai presente no Bazar Diplomático para apoiar causa solidária

A Embaixada do Paraguai em Portugal esteve presente no Bazar Diplomático Internacional, que se realizou nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. O stand do Paraguai contou com uma variedade de artesanato nacional, cujas vendas ajudaram a angariar fundos, que este ano reverteram a favor de instituições que apoiam a pessoas com dependência física grave.

Na cerimónia de abertura, a Encarregada de Negócios a.i., Ministra Ana Isabel Rodríguez, recebeu no stand do Paraguai a visita do Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, a quem falou sobre o artesanato exposto e aproveitou a oportunidade para entregar uma cópia do romance Madame Sui, de Augusto Roa Bastos, por ocasião do ano da Comemoração do Centenário do Nascimento do famoso escritor paraguaio, Premio Cervantes 1989.

Durante os dois dias do Bazar Diplomático, visitantes do Paraguai, de Portugal e de outras nacionalidades, visitaram o stand, apreciaram e adquiriram artesanato paraguaio tais como: ñanduti, ao po’i, encaje ju, artesanato indígena, esculturas em madeira, artigos de couro, chipa pirú, erva mate e as galinhas de cerâmica “Picha’i” da cidade de Itá.

Por outro lado, a Embaixada doo uma caixa para chá, pintada pela artista paraguaia Christine Stanley, que foi sorteada na tômbola solidária.

O angariado neste evento de solidariedade, este ano será destinado a instituições que apoiam pessoas com dependência física grave. O Bazar é organizado anualmente pela Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses, com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa. Nesta edição, para além do stand de Portugal e das suas regiões autónomas Madeira e Açores, participaram mais de 30 representações diplomáticas acreditadas no país.