Embaixadora expõe em Portugal na Presidência Pro Tempore do Paraguai no Mercosul

Na sexta-feira, 18 de maio, a Embaixadora María José Argaña falou sobre o trabalho que o Paraguai tem vindo a desenvolver durante a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, no âmbito da conferência “Acordo União Européia – MERCOSUL”, que foi organizada pelo Instituto Europeu, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O evento reuniu a destacados oradores: autoridades portuguesas, da União Europeia,  os embaixadores do Paraguai e da Bulgária, que atualmente exercem a Presidência Pro Tempore dos blocos regionais respectivamente, bem como especialistas na matéria, que dissertaram ao longo da Conferência nos vários seminários onde se debateu sobre: as implicações no comércio global, os litigios no comércio mundial, o estado das negociações e as implicaciones geo-estratégicas do Acordo MERCOSUR – UE.

Na sessão de apertura, a Embaixadora Argaña agradeceu o convite e falou sobre o trabalho que o Paraguai vem desenvolvendo desde que assumiu a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, em dezembro de 2017.

Nesse sentido, destacou o compromisso do Paraguai para fomentar a consolidación do bloco regional através do trabalho coordenado entre os países membros e ressaltou a importância do objectivo comum de impulsar a apertura do MERCOSUL ao mundo.

A Embaixadora puntualizó que uno de los ejes principales de la Presidencia Pro Tempore paraguaya (PPTP) es avanzar en las negociaciones del Acuerdo MERCOSUR – Unión Europea y que de hecho se ha demostrado a través de las reuniones, los encuentros y negociaciones que se llevaron a cabo en Asunción y Bruselas hasta la fecha, bajo la PPTP.

A Embaixadora destacou que um dos eixos principais da Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPTP) é avançar nas negociações do Acordo MERCOSUL – União Europeia e que tem sido demonstrado através das reuniões e negociações que ocorreram em Assunção e Bruxelas até o momento, sob o PPTP.

Por último reiterou o compromisso, o empenho e os esforços do Paraguai para fortalecer o bloco regional e ressaltou que atualmente as negociações MERCOSUL-UE estão numa fase fundamental e que para o Paraguai é uma grande satisfação liderar esta etapa decisiva que permitirá ao país aprofundar os laços económicos com a União Europeia. Destacou que ainda há trabalho a ser feito e espera-se que seja alcançada uma negociação bem-sucedida, possibilitando uma parceria equilibrada que permita a cada bloco exercer suas vantagens comparativas e competitivas.